Serviço social
CURSO DE GRADUÇÃO EM SERVIÇO SOCIAL
2º PERÍODO
FUNDAMENTOS, SOCIOLOGIA, CIÊNCIAS POLÍTICAS E FILOSOFIAPROFESSORES: ROSANE, SÉRGIO, WILSON E ADIR-19621514859000
PORTO NACIONAL, 2014
INTRODUÇÃO
O estudo da sociedade moderna em comparação com os moldes mais antigos revela mudanças relevantes nas características das mesmas que são determinantes para o desenvolvimento social e a perspectiva que se pode tirar de um futuro não tão distante. Neste trabalho será exposto como se deu esse processo que resultou no que hoje temos em nossa sociedade, analisando aspectos peculiares, como a divisão social do trabalho, as relações familiares da contemporaneidade e a atuação da mulher no mercado de trabalho, sendo nesse momento, ser ativo e promotor de mudanças.
Essa análise tem precisa ser ancorada no contexto que a sociedade brasileira está inserida, que é uma sociedade que segue o modelo econômico capitalista e que sofre forte influência de outras culturas, até pelo fato de a miscigenação ser parte do processo que formulou a sociedade que está configurada hoje em nosso território. Partindo desses pontos, será feita uma abordagem sucinta sobre esses conceitos que influenciam no convívio e na forma como a sociedade é vista atualmente.
DESENVOLVIMENTO
Em qualquer sociedade capitalista, a busca pelo máximo da produção é ápice do sistema, pois as doutrinas sociais acerca do capitalismo estão em constante mutação na busca pelo melhor desempenho de crescimento e desenvolvimento. As marcas da revolução industrial foram e são um fator impulsor determinante de consolidação das mudanças que a sociedade passou a ter do século XX em diante.
Analisemos esse cenário a partir do modo como o trabalho é dividido e distribuído na sociedade, pois este é um fator importantíssimo na compreensão do papel de cada indivíduo na sociedade. A divisão social do trabalho caracteriza-se como uma organização de pessoas divide tarefas que objetivam o mesmo propósito. Tomemos como