Serviço Social
6- No Passado o cunho Político sempre foi condição necessária e o grande articulador dos movimentos sociais. Na atualidade o foco foi desviado. O que Ocorreu?
O grande articulador dos ditos movimentos sociais é socialismo, e ele de fato tem sido desviado da alegada busca pela igualdade, pela justiça social. A ganância dos nossos políticos é o que prevalece, as negociatas e o enriquecimento ilícito, enquanto o discurso político da igualdade é usado para ganhar o apoio popular.
No Passado Em 1992, grandes manifestações ocorreram nas ruas do Brasil pedindo o impeachment do ex-presidente Fernando Collor de Mello. Frente aos fortes indícios de corrupção em seu governo, a juventude conhecida pedia a saída do presidente, que havia sido o primeiro eleito por voto direto após o fim da ditadura civil-militar. Após forte pressão popular, Collor pediu a renúncia do cargo. Quando não alcançaram os objetivos pretendidos, as manifestações proporcionaram um debate sobre a situação política do país e estimularam a participação política de um número maior de pessoas. Foi o caso da campanha pelas “Diretas Já!”, iniciada a partir de 1983.
Na atualidade o povo faz manifestações em consequência de algo que ele se sentem prejudicado de alguma forma , porém como o mesmo objetivo político na sociedade ou seja, é para os políticos que a sociedade manifesta por que eles certamente resolveram o problema citado, é esta ,mais ligado ao bem comum de uma sociedade, liberdade de expressão e de participação política.
Outras manifestações de rua ocorreram na história do Brasil em diversos momentos. Cabe ao vestibulando, caso seja um tema presente nas provas, conhecer o contexto e os motivos que levaram as pessoas às ruas, principalmente suas reivindicações, bem como os desdobramentos dessas ações na história do Brasil. Essas observações têm por objetivo auxiliar o vestibulando na interpretação dos textos que podem ser expostos nas