serviço social
Cerca de 1% da população de uma cidade do porte de São Paulo, com Aproximadamente 18 milhões de habitantes, vive em situação de rua. O perfil do morador de rua atual não é mais representado pela figura do imigrante,
Geralmente negro, com pouca escolaridade e desempregado. Aliás, não há perfil
Homogêneo para traçar a população que vive nas ruas, como define Aldaíza
Sposati, secretária de Serviço e Assistência Social do Município de São Paulo.
Descreva quais os fatores responsáveis na atualidade por levarem algumas
Pessoas a viverem nas ruas.
Resposta: Nos nossos dias atuais os fatores que levam pessoas a viverem na rua são diversos; como por exemplo pessoas com transtornos mentais, abandono da família, imigrantes, desempregados, usuários de drogas, alcoólicos, ex-presidiários e até trabalhadores. Neim sempre a pobreza que comumente é associada ao grupo é a causa de todos os casos. Sabemos que a família é a base de todo cidadão, quando ocorre o abandono a pessoa se encontra sem nenhum apoio e isso muitas das vezes pode desencadear uma depressão que simplesmente poderá levá-la a um estado de miséria. A maioria dos moradores de rua tem condições de ter uma casa, um emprego mas não consegue. Em uma pesquisa levantada em 2007 pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome; contataram que, dos entrevistados, 71,3% citaram pelo menos um desses três motivos:
Alcoolismo ou drogas 35,5%
Desemprego 29,8%
Desavenças com parentes 29,1% “Os moradores de rua na atualidade não têm qualificação para conseguir um emprego. O perfil deles mudou muito. Até anos atrás, chegava gente de Minas Gerais, do Rio Grande Do Sul, da Bahia, de Pernambuco, todo mundo em busca de um emprego”, disse Robsom César Correia De Mendonça, presidente do Movimento Estadual da população em situação de rua em São Paulo.