serviço social
SERVIÇO SOCIAL
CARLA LIMA
a construção historica da participação politica no brasil
URUGUAIANA
2014
a construção historica da participação politica no brasil
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná.
Prof. Jossan Bastistute, Maria Lucimar Pereira e Paulo Aragão .
Uruguaiana
2014
Políticas Sociais no Brasil, Contexto Histórico e Político.
As políticas sociais tem sua origem no bojo das manifestações sociais, surgem sempre como resposta a uma determinada classe que em desagrado com as desigualdades, ou ausência de tais aparatos legais, unem-se e busca de um objetivo, algo que contemple suas necessidades e reivindicações.
Porem nem sempre foi assim, não se tem uma data precisa como marco histórico do surgimento das politicas publicas, pode-se afirma que seu apogeu ocorreu durante a revolução industrial, onde a classe operária se une, e clama por uma jornada de trabalho que lhes permita condições dignas, por salários mais justos, por férias e outros direitos.
Dessa forma, pode-se afirmar que não há política social desligada das lutas sociais. De modo geral, o Estado assume algumas das reivindicações populares, ao longo de sua existência histórica. Os direitos sociais dizem respeito inicialmente à consagração jurídica de reivindicações dos trabalhadores. Certamente, não se estende a todas as reivindicações, mas na aceitação do que é conveniente ao grupo dirigente do momento (Vieira, 1992, p.23).
No Brasil, onde aconteceu a considerada ‘revolução industrial tardia’, a partir de 1930, com o governo Getúlio Vargas, que incentivou a instalação de multinacionais no país, com a criação de grandes empresas metalúrgicas e a transição do modelo agrário para o