serviço social
DEISE PORTUGAL DE ALMEIDA
DILMA TRINDADE BOMFIM
FABIANA SHORT SILVA
ILMA SILVA AQUINO
MARILDA NEVES DE LIMA
PATRÍCIA SACRAMENTO F. PEDREIRA
SANDRA MARIA C. RABELO
SALVADOR
2014
FACULDADE VASCO DA GAMA - UNIESP
TRABALHO ETNOGRÁFICO
“BAIRRO ENGENHO VELHO DE BROTAS”
SALVADOR
2014
1. INTRODUÇÃO
Este texto apresenta os resultados da pesquisa desenvolvida no ano de 2014 que procurou identificar, mapear e analisar os modos como o campo da pesquisa vem incorporando a Etnografia na investigação de problemas da sociedade. Tomamos como pressuposto que a etnografia é uma dimensão constituinte da ciência antropológica em seu percurso histórico e de demarcação de estatuto teórico, não podendo ser entendida meramente como um conjunto de técnicas qualitativas e empregada descolada de sua origem epistemológica.
História e da própria relação humana, iniciativas que resultam de um “certo modismo” e instituições de pesquisa no uso da etnografia fora de seu campo de origem.
Também já é de certo modo comum a divulgação de pesquisas nomeadas de etnográficas em diversas áreas não só das ciências humanas.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Resultados do levantamento no campo de pesquisa.
Exatamente ás 11h55min estava em frente á Faculdade Vasco da Gama, onde a pouco saímos de uma importante aula de Trabalho e Sociabilidade, cujo o tema foi: Qualidade de vida no trabalho. Enquanto aguardávamos a chegada de uma das componentes da equipe, a euforia torna-se uma constante; a curiosidade e a expectativa (em relação ao trabalho de campo que seria realizado no bairro do Eng. Velho de Brotas) que seria imensurável.
Enquanto caminhávamos em direção aos nossos objetivos os diálogos são diversificados e subindo a Ladeira Villa América nos deparamos com o Restaurante Ponto da Jaqueira e é claro que tem um pé de jaca em frente ao referido local; fizemos uma parada para o