Serviço social
O significado social do Serviço Social deve ser analisado em contexto com o processo de produção e reprodução das relações sociais e a compreensão da profissão na sociedade capitalista, ou seja é o conceito de reprodução social, que segundo Marx é o modo de como são produzidas e reproduzidas as relações sociais nesta sociedade.
O Serviço Social é uma profissão inserida na sociedade de forma contraditória podendo acontecer o desencontro entre as intenções do profissional, o trabalho que realiza e os resultados que serão produzidos, que conforme Iamamoto e Carvalho (1995:73) considera que o “Serviço Social, como instituição componente da organização da sociedade, e não pode fugir desta realidade.” Podemos então concluir que o Serviço Social participa da reprodução do capital tanto quanto das necessidades de sobrevivência daquele que vivem do trabalho. É a contradição que permite a continuação da sociedade de classes más também cria oportunidades para sua transformação.
O Serviço Social historicamente é mutável diante das relações sociais que surgem na sociedade, está sempre buscando mudanças para uma intervenção eficaz, visando as transformações que acontecem nas relações sociais ligadas diretamente ao desenvolvimento do capitalismo. A medida que surgem novas situações o profissional se vê obrigado a redefinir estratégias adequando-se as necessidades do trabalhador e as requisições do mercado.
A inserção do Serviço Social na sociedade trouxe mudanças que alteraram as relações de trabalho passando a ser considerado um trabalho especializado sobretudo nos processos de produção e reprodução das classes subalternas.
As manifestações da questão social, objeto de trabalho do Serviço Social, inclusive na contemporaneidade, continua determinando as relações sociais, políticas , econômicas, culturais e ainda a relação capital-trabalho com as suas maneiras de exploração e expressão.
A questão social é carregada de influências da História, como o