Pma de logistica
MPT (MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL)
TPM é uma ferramenta que tem o objetivo de reduzir custos, aumentar a produtividade, com isso ganhando melhor satisfação do seu cliente final. O conceito da TPM se interliga com o JIT (just-in-time) que consiste em produzir no momento, na quantidade e com a qualidade necessária.
Essa ferramenta teve inicio no Japão na empresa Nippondenso no século passado com o objetivo de viabilizar o modelo Just in time do sistema Toyota de produção através da melhoria da confiabilidade dos equipamentos.
No começo a TPM focava apenas na manutenção dos equipamentos, e seu principal objetivo era eliminar as perdas dos mesmos, mas, depois, em 1989, a ferramenta TPM passou a focar todo o setor de produção, não apenas a perda dos equipamentos, mais eliminando as perdas do processo geral da produção dos produtos.
Dentro dessa ferramenta temos o que chamamos de oito pilares que são eles: Fonte:http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAj2EAB/mtp-manutencao-total-produtiva
1. Melhoras individuais - utiliza-se do conceito de manutenção Corretiva de melhorias para atuar nas perdas crônicas relacionadas aos equipamentos.
2. Manutenção autônoma - utiliza-se do conceito de manutenção Corretiva de melhorias para atuar nas perdas crônicas relacionadas aos equipamentos.
3. Manutenção Planejada - refere-se às rotinas de manutenção preventiva baseadas no tempo ou na condição do equipamento, visando a melhoria contínua da disciplina disponibilidade e confiabilidade além da redução dos custos da manutenção
4. Educação e treinamento - refere-se á aplicação de treinamentos técnicos e comportamentais para liderança, flexibilidade a autonomia das equipes.
5. Controle inicial - Baseia-se nos conceitos de Prevenção da Manutenção onde todo o histórico de equipamentos anteriores ou similares é utilizado desde do projeto a fim de que se construa equipamentos com índice mais adequados de confiabilidade e sustentabilidade.
6.