serviço social
O ato de ler é encantador, traduz sentimentos e nos reflete diante do texto. É uma fascinante viagem pelo mundo da fantasia e da imaginação. Desvendamos os mistérios da humanidade, os segredos do universo; adquirimos conhecimento; sonhamos; aguçamos a curiosidade para o novo, o desconhecido, o belo. A leitura é fundamental para o desenvolvimento humano e social, ao ler moldamos nosso caráter, tornamo-nos críticos, conhecedores da verdade. Perante a leitura construímos e somos construídos seja nos tornando seres melhores diante uma leitura simples e prazerosa recheada de valores ou capacitando-se para a vida profissional. Transformamos tudo o que aprendemos em ações e as colocamos em prática no palco da vida social escrevendo nossa própria historia.
Nos dias modernos nos confrontamos com grandes desafios como formar leitores em classe com uma metodologia interativa que supere o encanto das novas tecnologias e entrelace um múltiplo sentido ao ler. Associar antigos costumes de ler agarrado ao livro, sentido o cheiro das folhas, o sentimento do texto em suas mãos ao mundo tecnológico como ferramenta de ensino, com acervos diversificados e principalmente usar o exemplo: Um professor apaixonado pela leitura assim como um pai que faz com naturalidade e amor enraíza desde cedo nas crianças o amor pela leitura e que se tornarão adultos, velhinhos sabendo que ler é viver plenamente, e viverão e darão bons frutos.
2. A concepção de leitura
Para compreender a concepção de leitura temos que entender o que lemos e para que e como lemos, pois esta associada à compreensão das concepções de autor, leitor, texto e sentido.
A língua como representação do pensamento o texto é produto- lógico das idéias psicológicas do autor e o sentindo esta m suas intenções. Corresponde a de sujeito psicológico, individual, dono de suas vontades (koch, 2002). A leitura é linear e não é considerada a interação autor-texto-leitor. O sujeito é apenas decodificador e