Serviço Social
Trabalho de Historia
Aluna: Joyce Oliveira Pinto
Turma:1° período-Serviço Social
Diretos civis: direito de ir e vir, dispor do próprio corpo, liberdade de expressão, igualdade perante a lei, não ter o lar violado, etc. Esses direitos significa que todos tem que ser tratados igualmente perante a lei, em qualquer situação social, independentemente de raça, condição econômica, religião, filiação, origem cultural, sexo,etc.
Esses direitos civis no estado novo alguns foram cumpridos outros não, como a liberdade de expressão foi tirada da população com a criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP),que era responsável por controlar os meios de comunicação para poder passar uma imagem positiva do governo que cada vez mais se tornava autoritario.E com o intuito de repreender aqueles que era contra o governo Getúlio Vargas criou o "estado de emergência" que dava poder suficiente ao presidente para dar ordem as forças armadas para invadir as casas daqueles que supostamente simpatizava com o comunismo.
Direitos Políticos: Referem-se á participação do cidadão no governo da sociedade, com esse direito as pessoas podem-se organizar em partidos, votar e fazer manifestações politicas, etc.
No período do Estado Novo esses direitos não foram garantidos à população como foi negado ao povo o direito de votar com o golpe que Getúlio Vargas aplicou para continuar no poder, foi proibido também a criação de partidos de políticos e também de não se fazer manifestações contra o governo na rua. Direitos sociais: Referem-se à todo trabalhador ter leis trabalhista, jornada mínima de 8 horas de trabalho por dia, usufruir de bens como saúde, educação, moradia, lazer, etc.
Ao contrario dos outros direitos, esses foram criados no estado novo o que proporcionou um ambiente melhor para os trabalhadores.Getulio Vargas criou o Departamento Nacional do trabalho, foi decretada a jornada de oito horas de trabalho