serviço social
ANALISE METODOLOGICA DO ESTUDO SOCIAL
INTRODUÇÃO Sousa (2008), em a Instrumentalidade e Intervenção Profissional, afirma que os instrumentos indiretos são necessariamente utilizados após os instrumentos diretos. A comunicação por escrito possibilita que outros agentes tenham acesso ao trabalho que foi desenvolvido pelo (a) Assistente Social, por isso a necessidade do texto estar bem escrito, claro, e coerente para que não haja dúvidas quanto à mensagem que o profissional quer emitir. E o registro do trabalho direto realizado. Neste trabalho iremos apresentar alguns instrumentos indiretos que utilizamos no campo de estágio, bem como o estudo social.
Nos campos de estágios utilizamos alguns instrumentos indiretos afim de registrar a rotina de trabalho, que subsidiam a intervenção profissional.
Isto posto, dentre os instrumentos utilizados nos campos de estágios são:
Ata é o instrumento utilizado no processo de reunião que valida e registra as decisões, discussões e consensos de um grupo.
Relatório Social é utilizado nas visitas técnicas dos Conselhos para avaliar e analisar os processos de inscrição ou renovação das entidades.
Parecer social é utilizado pós as visitas técnicas onde o Assistente Social avalia tal situação apresentada sendo favorável ou não.
As fichas de evolução social contém dados tanto das visitas realizadas aos pacientes como também os atendimentos realizados individualmente no espaço da Assistência Social.
CORPO DO TRABALHO
O estudo social é uma atribuição privativa do Assistente Social, de acordo com a Lei que regulamenta a profissão, de Nº 8.662 de 7 de junho de 1.993. Dispõe sobre a profissão de Assistente Social e dá outras providências.