SERVIÇO SOCIAL
O serviço social tem como base principal atender as necessidades das famílias
E seus membros, assegurando os direitos junto a sociedade.
No momento atual que vivemos, podemos perceber a precariedade das famílias
Com relação a educação, emprego ,saúde, etc...Gerando assim inúmeros problemas no que diz respeito a sua inserção na sociedade.
Ao longo dos anos a família sofreu várias transformações. Uma delas é que a mulher se inseriu no mercado de trabalho, exercendo assim o papel de mãe e provedora do lar financeiramente, papel esse que era exclusivo do pai.
Vivemos em uma sociedade com inúmeras desigualdades sociais. Crianças na pré-adolescência sem qualquer formação escolar, e algumas analfabetas vivendo nas ruas e sem orientação por parte de pai e mãe.
Observamos também ao longo dessa transformação na família, o alto índice de divórcios, pais e mães solteiros e casais amasiados gerando assim uma nova realidade no seio da família contemporânea.
A ação do assistente social se tornou fundamental pois através dessa interferência, pessoas são inseridas na sociedade e famílias são orientadas a buscarem seus direitos junto aos órgãos governamentais competentes devolvendo assim, a cidadania a essas pessoas.
O assistente social deve conhecer a realidade bem de perto de cada indivíduo pois assim, poderá elaborar estratégias de trabalho junto as organizações públicas e privadas.
Um dos principais problemas da família contemporânea é o da habitação. Famílias inteiras pai,mãe e filhos morando na rua sem qualquer condição de sobrevivência digna.
Com a ajuda social, podemos ver esse problema sendo amenizado pois muitas pessoas desconhecem os seus direitos por não possuírem informações adequadas e necessárias sobre o assunto em questão.
Com tudo isso podemos perceber que o papel do assistente social junto a comunidade se torna fundamental aproximando as pessoas e socializando ao mesmo tempo