Serviço Social
2014
SOLANGE TEREZINHA DA SILVA MITIDIERI
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Este projeto tem como objetivo desenvolver um trabalho de investigação junto as mulheres depressivas incluídas no CAPSII. Pretende –se através desta observar a influência da depressão na sociedade contemporânea focando o papel da mulher e as influências da depressão na sociedade e as influências desse sofrimento na mulher nos dias de hoje .
Dentro dos objetivos específicos, buscou-se promover uma elevação da auto estima dessas mulheres e proporcionou uma integralização e socialização das mesmas incluídas no CAPSII, avaliando dentro destes momentos seus vínculos e perspectivas quanto mulheres.
A pesquisa foi desenvolvida por meio de analise de grupo de pessoas que sofrem de transtorno depressivo .Grande parte da população sofre com depressão, dentro da instituição foi constato um fichário ,onde vários usuário encontram-se inscritos em uma lista de espera ,devido ao maior numero de mulheres aguardando na fila de espera, direcionou-se a pesquisa para o publico feminino em sofrimento psíquico.
Os CAPS são instituição destinadas acolher os pacientes com transtorno mental .Esta instituição buscam estimular a integração social destes pacientes e seus familiares, apoiando em suas iniciativas de busca da autonomia oferecendo-lhes atendimento médico e psicológico .Sua característica principal é buscar integrá-los a um ambiente social e cultural concreto, designado como seu território ,o espaço da cidade onde se desenvolve a vida quotidiana de usuários e familiares .Os CAPS constituem a principal estratégia do processo de reforma psiquiátrica .(MINISTERIO DA SAÚDE).
2 JUSTIFICATIVA
Devido ao numero significativo de mulheres que tem buscado apoio e tratamento no centro de Atenção Psicossocial com sintomas depressivos, surge a necessidade de criar um