serviço social
Curso: Serviço Social 4ª Semestre
Disciplina: Psicologia Social e Serviço Social
Professora: Helenrose
Brasília DF
Setembro 2013
INTRODUÇÃO
Tropa de Elite é um filme brasileiro de 2007, dirigido por José Padilha, que tem como tema a violência urbana na cidade brasileira do Rio de Janeiro e as ações do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro.
“Antes do seu lançamento, já foi objeto de grande repercussão por ter sido alvo de pirataria na Internet. Um dos protagonistas do filme, o ator Caio Junqueira, chegou a declarar que, por mais que achasse a pirataria algo negativo, sabia que havia sido "por causa dela que o trabalho atingiu o grande público da televisão".
O Filme mostra grandes conflitos sociais: o sistema que financia o tráfico de drogas no Rio de Janeiro e contribui para violações de direitos humanos nas comunidades, ajudando a perpetuar o caos social, e a disputa de poderes entre os traficantes que envolvem a sociedade de te tal forma que todos submetem as regras impostas por eles.
DESENVOLVIMENTO
“Tropa de Elite” dirigido por José Padilha tem como personagem central o capitão nascimento que entende o “sistema” como “uma articulação de interesses absurdos”, algo que não depende da vontade das pessoas, apenas das possibilidades internas e externas.
O filme critica usuários de drogas, culpando pela expansão do tráfico de drogas e pela violência urbana.
O filme gerou grandes debates como prática de tortura por parte de policias, transformação de personagens em heróis e grande reflexão sobre criminosos que estão no comando das favelas, e consequentemente assume o comando da vida das pessoas.
Capitão Nascimento, é considerado um policial Incorruptível pelos seus companheiros de