Seminario Impactos ambientais atividade mineradora
SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL / PRODUÇÃO / COMPUTAÇÃO
AMANDA FERRO DA COSTA
JEFTÉ SALES DA COSTA
GABRIEL DONIZETI
SANDRA ELENA
THAÍS JACOBINA BESSA
SEMINÁRIO DE CIÊNCIAS AMBIENTAIS
SANTOS – SP
2013
ESCOLA SUPERIOR DE ADMINISTRAÇÃO, MARKETING E COMUNICAÇÃO
SUPERIOR EM ENGENHARIA CIVIL / PRODUÇÃO / COMPUTAÇÃO
AMANDA FERRO DA COSTA – R.A. 112645
JEFTÉ SALES DA COSTA – R.A. 112648
GABRIEL DONIZETI – R.A. 1021200178
SANDRA ELENA – R.A. 1021200281
THAÍS JACOBINA BESSA – R.A. 101130608
IMPACTOS CAUSADOS PELA ATIVIDADE MINERADORA
Trabalho Interdisciplinar de Ciências Ambientais, do curso de Engenharia da Escola Superior de Administração, Marketing e Comunicação.
Professor Marcio Antonio Milhoratti
SANTOS – SP
2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO
A mineração é o conjunto de atividades relacionadas à descoberta e extração de minerais que se encontram sob a superfície da terra. Os minerais podem ser metais (como ouro e cobre) ou substâncias não metálicas (como carvão, amianto e cascalho). Como atividade industrial, a mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas.
Desde os metais às cerâmicas, equipamentos elétricos e eletrônicos, computadores, cosméticos, estradas e muitos outros produtos e materiais que são utilizados diariamente; todos eles têm origem na mineração. A imagem negativa desta atividade junto a sociedade em geral, sobretudo nas últimas décadas, deve-se sobre tudo aos profundos impactos negativos que ela pode ter no ambiente e que têm sido a causa de numerosos acidentes ao longo dos anos.
Não se pode esquecer que a capacidade desta atividade em fornecer à sociedade os materiais que esta necessita é finita, pois muitos dos recursos minerais explorados não são infinitos.
2 OS IMPACTOS AO MEIO AMBIENTE CAUSADOS