Mineração
I – Características da Mineração
Mineração é um termo utilizado para a extração e beneficiamento de minerais que se encontram em estado natural sólidos, líquidos e gasosos. Numa visão mais abrangente, inclui a exploração de minas subterrâneas e a céu aberto, pedreiras e poços, e todos os processos complementares para beneficiar e preparar minérios e outros minerais brutos para que sejam comercializados.
“Mineração é um termo que abrange os processos, atividades e indústrias cujo objetivo é a extração e beneficiamento de minerais que se encontram em estado natural sólidos, líquidos e gasosos. Numa interpretação mais geral, podem incluir-se aqui a exploração de petróleo e gás natural e até de água incluindo a exploração de minas subterrâneas e a céu aberto, pedreiras e poços, e todos os processos complementares para beneficiar e preparar minérios e outros minerais brutos para que sejam comercializados. Como atividade industrial, a mineração é indispensável para a manutenção do nível de vida e avanço das sociedades modernas em que vivemos.”
A mineração é um dos setores básicos da economia do país, contribuindo de forma decisiva para o bem estar e a melhoria da qualidade devida das presentes e futuras gerações, sendo fundamental para o desenvolvimento de uma sociedade equânime, desde que seja operada com responsabilidade social, estando sempre presentes os preceitos do desenvolvimento sustentável.
Os recursos minerais são, indubitavelmente, o exemplo mais claro de recurso natural não renovável, visto que após o consumo não podem ser renovados, ou como salienta Nodari et al. (1987, p. 27) “minério não dá duas safras”. Tem-se, portanto, que a principal característica dos recursos não renováveis é a possibilidade de exaustão ou esgotamento, isto é, são recursos finitos.
Podemos destacar duas técnicas principais de Mineração, a mineração a céu aberto e a mineração subterrânea.
II- Implicações Ambientais da Atividade de Mineração