Serviço Social
O tipo de artigo em análise é um artigo científico empírico, sendo descrito da seguinte forma:
Inicialmente apresenta uma estrutura base como todos os artigos científicos, no entanto com ligeiras distinções. O autor apresenta o seu artigo com a introdução, contendo os motivos e a forma de como o teste será realizado à amostra, bem como o objetivo do artigo e as hipóteses realizadas. Em seguida indica a metodologia, os resultados e a discussão da veracidade das hipóteses lançadas, bem como as suas conclusões.
Assim visa-se verificar, num estudo de amostra de 310 estudantes de 3 cursos da Universidade de Aveiro, saber os motivos do sucesso e do desempenho de estudantes universitários.
Formula-se as hipóteses que tendem a ser confirmadas no fim da análise das tabelas, podendo sempre haver algumas parcialidades, isto é, exceções, referidas pelo autor. Também estas tabelas mencionadas são expostas para a compreensão do leitor.
Contudo, o artigo termina com o Abstract (que deveria aparecer no inicio do artigo), o que o diferencia. 2. Qual é o objectivo do artigo?
O objetivo do artigo é demonstrar de forma mais empírica a relação entre a motivação do sucesso, o interesse em alcançar e manter o prestígio e a reputação do desempenho escolar de estudantes universitários. 3. Quais são as principais questões levantadas?
As principais questões levantadas são: Em primeiro lugar saber se o motivo do sucesso escolar se relaciona com o melhor desempenho escolar. Em segundo lugar equaciona-se se os alunos mais motivados para o poder obtêm os melhores resultados quando a dificuldade proporcionada é maior. A última questão levantada é verificar se os alunos mais motivados para a afiliação apresentam um pior desempenho escolar que os restantes.
4. Quais são as principais conclusões estabelecidas?
As principais conclusões estabelecidas são:
Em primeiro lugar a tendência