serviço social
O tema: “Velhice e Sexualidade: Resgate da Autoestima”, na atualidade, desperta expressivamente o interesse da sociedade sendo discutido e tratado na literatura acadêmica. Tendo em vista a necessidade de entendermos à respeito da sexualidade do idoso.
O processo de envelhecimento e as mudanças fisiológicas que interferem na sexualidade, nos faz pesquisar sobre o assunto, pois a sociedade precisa aceitar e acabar com certos preconceitos, é preciso romper barreiras, apesar de grande foco de estudos científicos e debates ainda assim, geram muitas controvérsias e polêmicas com relação a esta questão.
Vivemos em um país onde a população envelhece a cada dia. De acordo com Nanô (2012) “A tendência de envelhecimento da população brasileira cristalizou-se mais uma vez na nova pesquisa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística)” com base nos dados levantados de 2012, o número de idosos dobrou nos últimos 20 anos no Brasil. Pessoas com mais de 60 anos somam 23,5 milhões de Brasileiros, mais que o dobro do registrado em 1991, quando a faixa etária contabilizava 10,7 milhões de pessoas. Divulgado pela PNAD (Pesquisa Nacional de Amostra por Domicilio). Devido a esse fato, a necessidade de conhecer essa população e a interdisciplinaridade do tema decidiu-se investir nessa linha de pesquisa.
2- OBJETIVOS
2.1 Geral: Promover a discussão e reflexão a respeito da sexualidade na velhice e seus direitos que nem sempre são respeitados, abordando os aspectos relacionados a direitos, saúde e cidadania.
2.2 Específicos:
• Realizar esclarecimento, abolindo mitos e preconceitos a respeito da sexualidade da pessoa idosa;
• Estimular a vivencia da sexualidade de maneira mais saudável e prazerosa;
• Orientar quanto à prevenção com relação a doenças.