serviço social
Emile Durkheim
Até o presente, os sociólogos pouco se preocuparam em caracterizar e definir.
O método que aplicam ao estudo dos fatos sociais. O que seria um fato social?
O que um fato social?
Antes de indagar qual e o método que convém ao estudo dos fatos sócias, é importante saber que fatos definimos assim. Deste modo, porém, não haveria, por assim dizer, acontecimentos humanos que não podem ser apelidados de sócias. Todos os indivíduos bebem, dormem, comem, raciocinam, e a sociedade tem todo o interesse em que estas funções se exerçam regulamente. Mas se estes fatos fossem sócias, a sociedade não teria um objeto que lhe fosse próprio e seu domínio confundir-se-ia como da biologia e da psicologia.
Porém todas as sociedades existem grupos determinados de fenômenos que se distinguem por características de estudos pela ciência da natureza.
Quando desempenho meu papel social, de esposo ou de cidadão, quando realizo os compromissos que tomei, compro deveres que estão definidos, para além de mim e dos meus atos, no direito e nos costumes. Ainda que eles estejam de acordo com meus sentimentos próprios e que eu sinta interiormente a realidade deles, esta não deixa de ser objetiva; pois não fui eu que os fiz, mas os recebi pela educação. Aliás, quanta vez não nos ocorre ignorarmos o detalhe das obrigações que nos incumbem e precisarmos, para conhecê-las, consultar o Código e seus intérpretes autorizados! Do mesmo modo, as crenças e as práticas de sua vida religiosa, o fiel as encontrou inteiramente prontas ao nascer; se elas existiam antes dele, é que existem fora dele. O sistema de signos de que me sirvo para exprimir meu pensamento, o sistema de moedas que emprego para pagar minhas dívidas, os instrumentos de crédito que utilizo em minhas relações comerciais, as práticas observadas em minha profissão, etc. funcionam independentemente do uso que faço deles. Que se tomem um a um todos os membros de que é composta a sociedade; o que