Serviço social
A compreensão da questão social e de fundamental importância, pois temos um código de ética profissional demonstra a riqueza do trabalho e os âmbitos dos quais podemos atuar.
Tendo em vista que a entrevista é um dos instrumentos que possibilita a tomada de consciência pelos Assistentes Sociais das relações e interações que se estabelecem entre a realidade e os sujeitos, sendo eles individuais ou coletivos, podemos dizer então que a entre vista é um momento único e especial no qual se faz presente o embate democrático e saudável de ideias ; segundo Mary Richmand (1950). A entrevista constitui-se em instrumento de trabalho do Assistente Social pelas requisições e atribuições assumidas desde os primórdios da profissão.
Baseado nessas informações colhemos dados da Assistente Social Marinete que exerce a função Há 22 anos na Previdência Social; atuando na política previdenciária, conforme o artigo 88 da Lei 8213; desenvolvendo atendimento direto aos usuários e realizando palestras na comunidade.
Como instrumentos técnicos operativos dentro da Previdência Social a Assistente Social realiza o parecer social, beneficio com objetivo de analisar a dimensão social na capacidade para o trabalho e vida independente. Técnica esta realizada através de entrevistas, visitas domiciliares e hospitalares e por consequente, palestras sobre direitos previdenciários e assistências dos usuários.
A Assistente Social salienta que em seu trabalho há uma valorização e um reconhecimento profissional, apesar de existir em alguns aspectos uma pressão para realizar ações que estão fora de sua alçada, pois pertencem ao âmbito nacional.
Com relação à remuneração a Assistente Social se mostra satisfeita com o novo plano de carreira que foi implantado há pouco tempo,