Serviço Social
Sobre as manifestações
Aluna: Danielle Oliveira e Silva
Professor: Adriano Nascimento
Maceió – 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL 3ª PERÍODO - SERVIÇO SOCIAL - MATUTINO DISCIPLINA: Direito e Legislação Social
Sobre as manifestações
Relatório acerca das manifestações no Brasil em 2013, como requisito para primeira nota de avaliação da disciplina de Direito e Legislação Social ministrada pelo professor Adriano Nascimento.
Maceió - 2013
Sobre as manifestações
Não é novidade a ninguém o fato de que o Brasil é conhecido mundialmente como o país do futebol, do samba e das mulheres com pouca roupa. Em oposição a isso, os brasileiros convivem (a maioria só sobrevive) com o caos nos setores públicos do país e durante muito tempo essa foi uma convivência pacífica – amigável, até - uma vez que o sistema consegue se impor de forma tão brutal e ao mesmo tempo tão mascarada ao ponto de fazer com que o trabalhador explorado se sinta privilegiado por sua posição de não-desempregado porque, dessa forma, consegue pagar por uma escola de qualidade para os filhos, um plano de saúde, morar num bairro ou numa residência um pouco mais segura, sendo-lhe totalmente arrancado o direito de ter esses serviços públicos que são garantidos pela Constituição; e pior: cegando seus olhos.
Esse mesmo sistema capitalista que faz o trabalhador de fantoche para sua própria reprodução vai se enrolando nos nós criados ao longo da sua crise autodestrutiva. Em Outubro de 2007, o Brasil foi oficializado como sede da Copa do Mundo de 2014 e isso, instantaneamente, trouxe um sentimento de felicidade para grande parte dos brasileiros, o que era de se esperar sabendo-se da paixão dessa maioria pelo esporte. De 2011 para cá, o Governo