Serviço Social
De acordo com a autora o que interessa saber é o que é a ética, o que é a profissão, seguidamente apresenta de que forma a ética poderá influenciar na acção do profissional , e ainda quais são as causas e consequências que incidem sobre a responsabilidade ética na profissão.
A autora sentiu necessidade em publicar este artigo, devido a duas razões:
1ª “diz respeito ao desenvolvimento explosivo acerca do debate ético em torno das e nas organizações em geral e, nalgumas profissões em particular, umas mais preocupantes outras mais geradoras de esperança”
2ª”é que em todas as escolas onde se formam profissionais é abordada com maior ou menor desenvolvimento a ética profissional, pondo a ênfase nas situações concretas da actividade especifica, nas diversas áreas, sendo um bem auxiliar das atitudes e comportamentos no exercício profissional a bem da dignidade da pessoa humana”
A questão sobre a ética nos diferentes tipos de profissão propõe uma melhoria de qualidade de vida para as pessoas, mas também para os profissionais(carreira profissional ) sendo que se reproduzem no quotidiano subjectivo das organizações e objectivo das profissões.
Para a autora é difícil produzir, competir e superar um mercado corrupto, em que os trabalhadores agem de modo competitivo, sendo que os directores combatem com imoralidade estando inerentes os seus vícios. Por isso, emerge a necessidade de dar importância à ética na sociedade actual. Assim, é crucial a construção de uma ética na profissão, deve envolver o trabalhador, a empresa, e ainda englobar a sociedade. Além disso deve-se reconhecer que a ética deve fazer parte integrante das escolhas, das acções, e do agir, tendo adquirido vivências, estas reflectem-se no comportamento profissional, e ainda no modo diferente de estar e compreender o “outro” .
A realidade remete para repensar os princípios da ética relacionados com a profissão, contudo não se limita só ao