serviço social
1 INTRODUÇÃO 3
2 Depoimentos: 4
3 aNALISE DOS DEPOIMENTOS 6
5 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
O presente texto tem como objetivo principal mostrar a realidade da cidade e bairro e retomar o debate acerca da educação popular enquanto temática mostrar estratégias de ações relevantes para o trabalho e a formação do profissional do assistente social contribuindo com o processo de conscientização das pessoas individualmente e das comunidades.
2 Depoimentos:
Depoimentos de algumas entrevistas com moradores de Aparecida de Goiânia – Goiás.
A miséria não gera consciência e solidariedade, mas gera mais miséria e irracionalismo, violência e individualismo exacerbado. Ela não cria consciência da miséria, e sim miséria da consciência (VIERA 1908,19).
2.1 dEPOIMENTO I – fERNANDO mESSIAS cASTRO
Fernando, 38 anos,solteiro,sem filhos, mora com seus pais no bairro Cardoso II,em uma simples entrevista na sua residência afirma que comprou um carro: gol a dois anos, e também tem uma TV LCD de 52 polegadas em seu quarto,a casa onde reside é própria,ele parou de estudar no sexto ano,e não pretende voltar.Durante a entrevista disse que ajuda seu pai na padaria, atendendo os clientes no período matutino de segunda a sexta. Sua diversão é final de semana sair com os amigos e beber uma “cervejinha”.
Perguntei ao entevistado se ele estava satisfeito com o modo de vida que ele leva e se tinha objetivos pessoais e profissionais a curto e longo prazo,ele pensou um pouco,sorriu e disse: “sim,não tem ninguém que depende de mim,tenho local para morar, posso fazer o que eu quero e ir aonde quero,o que eu ganho da pra ir nas farras” isso pra mim é felicidade.
2.1.1 DEPOIMENTO II – ALEXANDRE TAVARES BRASLINO
Alexandre, 29 anos,ensino médio incompleto,casado e pai de uma menina de cinco anos. Atualmente mora com os