Serviço social
O CASO DE RABACINAS (PROENÇA-A-NOVA)1
Dependence of Elderly within the Traditional Society. The case of Rabacinas at Proença-a-Nova
Francisco Henriques2, João Carlos Caninas3 e António Vicente4
Palavras-chave: Proença-a-Nova, dependência, idoso, apoio social, família
1 Fotografia da capa Rabacinas (Proença-a-Nova), 1946-1947. Representa a família Luís Henriques e de Maria do Rosário obtida com o propósito de ser enviada a um irmão que emigrara para a Argentina. Os fatos e as gravatas eram do fotógrafo que as emprestava aos retratados a fim de lhes dar maior dignidade.
2 Licenciado em antropologia, membro da Associação de Estudos do Alto Tejo.
3 Arqueólogo, membro da Associação de Estudos do Alto Tejo.
4 Técnico de Serviço Social, Hospital Amato Lusitano.
DEPENDÊNCIA SOCIAL DO IDOSO NA SOCIEDADE TRADICIONAL. O CASO DE RABACINAS
(PROENÇA-A-NOVA), Francisco Henriques, João Carlos Caninas e António Vicente
Resumo
Aborda-se um exemplo do apoio concedido aos idosos na sociedade tradicional, através de um caso concreto recolhido na comunidade de Rabacinas, no concelho de Proença-a-Nova (Interior
Centro de Portugal Continental).
Este apoio, que visava proporcionar ao idoso condições de sobrevivência, era consubstanciado num conjunto de práticas como o de “andar na casa dos filhos”, o de receber apoio em sua própria casa com a rotação, ou não, das filhas ou noras apoiantes, ou o fornecimento anual de um conjunto de alimentos e serviços por parte dos filhos.
Abstract5
An approach was made to the support granted to elderly in traditional societies, through some case known at Rabacinas in the council of Proença-a-Nova, at the innermost centre of Portugal.
This support, which aimed to provide the necessary conditions to elderly survival, was achieved by a set of procedures, such as «being at children’s home» or even to receive support in their own home by the hands of their daughters or