Serviço Social
SERVIÇO SOCIAL
ARBEX, MARCO AURÉLIO, FERREIRA, CLAUDIA MARIA
TÍTULO DO TRABALHO
POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL:CONSTRUÇÃO DOS DIREITOS E POLÍTICAS SOCIAIS NO BRASIL A PARTIR DO SÉCULO XX
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR Universidade Norte do Paraná, para a disciplina [Fundamentos Teóricos – Metodológicos da Vida Social, Direitos e Legislaçao Social e Polítiocas Sociais I]
Profs. Paulo Sérgio Aragão, Jossan Batistute, Maria Lucimar Pereira e Clarice Kernkamp
Cidade - Guarulhos
Ano de entrega
2013
O presente capítulo tem como proposta apresentar algumas reflexões sobre o tema complexo, muito discutido e trabalhado pelo Serviço Social brasileiro, que são as políticas sociais. A partir dos anos 80 (século XX), a profissão passou a ter uma consistente produção sobre o tema.
A análise das políticas sociais tem muitos caminhos a percorrer. Este estudo intenciona apresentar a dinâmica das políticas sociais, bem como suas características, organização e gestão no desenvolvi-mento do capitalismo e das lutas profissionais e sociais. Por ora, abor-dará a articulação entre política e economia na sociedade capitalista.
As políticas sociais no Brasil estão relacionadas diretamente às condições vivenciadas pelo País em níveis econômico, político e social. São vistas como mecanismos de manutenção da força de trabalho, em alguns momentos, em outros como conquistas dos trabalhadores, ou como doação das elites dominantes, e ainda como instrumento de garantia do aumento da riqueza ou dos direitos do cidadão.
O Serviço Social, como profissão inserida na divisão sociotécnica do trabalho, deve ser entendido a partir das configurações expressas pelas relações de classe estabelecidas pelo modelo societário, o capitalismo.
Dessa forma, o Serviço Social como uma das profissões responsáveis pela mediação entre Estado, burguesia e classe trabalhadora na