Serviço social
Direito a usufruir de todos os direitos garantidos no conjunto das legislações sociais de das políticas públicas: garantia de acesso à saúde de qualidade, à educação, a alimentação, à moradia, à previdência social, direitos dos segmentos específicos como dos idosos, garantidos no Estatuto dos Idosos, das Crianças e Adolescentes, das leis específicas das Pessoas com Deficiência, dos Indígenas, das Mulheres, das Pessoas em situação de Rua, dos Negros e demais grupos étnicos excluídos. Direitos estes, garantidos na Constituição Federal e regulamentados em leis específicas. Essas legislações precisam ser divulgadas com linguagens acessíveis.
A população urbana e rural e qualquer cidadão e cidadã têm direito de acesso às proteções básica e especial da política de assistência social. Este direito é garantido por intermédio dos CRAS - Cetros de Referência de Assistência Social e CREAS - Centros de Referência Especializados de Assistência Social. Visa à prevenção e a proteção a riscos circunstanciais. Cabe aos governos garantir a expansão destes serviços, pois são espaços onde a família encontra o apoio psicossocial que necessita para fortalecer vínculos ter acesso as políticas públicas e buscar a tão sonhada emancipação.
Direito do cidadão e da cidadã de se manifestar, falar o que pensa sem sofrer discriminação, restrição ou atitudes vexatórias. Os resquícios da ditadura militar ainda presente em nossa sociedade, continuam fortes, pois, quem fala a verdade sofre perseguição. Mesmo com a abertura para