Serviço social
O filme analisado é em torno de um radialista de sucesso, mas sem ética e compromisso social Jack Lucas, que através de um mau conselho dado a um ouvinte, o bem sucedido Parry, desencadeia um transtorno mental, o levando a outro mundo cheio de fantasias e dura realidade, ao depara-se em situação de mendigo e psicótico.
Jack, que tinha horror a pobreza e não queria manter contato com seus ouvintes ou pessoas que ele julgava menos importantes do que ele, agora estava no fundo do poço, com “peso na consciência”, depois de ter causado uma tragédia em conseqüência do seu egoísmo, sarcasmo, arrogância e por último mais não menos importante a sua indiferença poderia causar transtornos a quem o ouvia e acreditava no seu trabalho. Resgatado por Parry, literalmente, em um de seus momentos difíceis, Jack é “a prova viva” de como os valores e atitudes mudam o comportamento das pessoas a partir do meio social em que vive, ressaltando conceitos como: A percepção Social; a comunicação; as atitudes e suas mudanças; o processo de socialização; os grupos sociais relevantes ou totalmente determinantes para distinguir um encontro social e suas causas e conseqüências.
Fatos relevantes sobre este tema sugerem um paralelo de analises, baseando-se em conteúdos da mestra e grande fundadora da verdadeira “escola” de psicologia social no Brasil, que veio a falecer em 29 de abril de 2006 em São Paulo, a querida, digna e delicada Silva Tatiana Maurer Lane. A teoria da psicologia social Laneana caracteriza-se por considerar a dialética sócio-cultural como construtiva do ser humano, onde fica a força transformadora e criadora da consciência.
Essa teoria tem inspiração marxiana e une-se com a psicologia da libertação de Martin Boró.
Por volta de 1979, houve discussões da crise da psicologia em especial a psicologia latina Americana, tendo como objetivo, focalizar a realidade de cada país e incentivando o intercâmbio de pesquisadores e estudiosos.
Silva Tatiana, em um de seus