serviço social
Pesquisar no site do IBGE os dados do censo de 2010 sobre a população brasileira. Lembras que o único tópico de pesquisa é o de População. Neste tópico, irão aparecer diferentes indicadores sociais que revelam a revelam a realidade social brasileira para o referido ano. Durante o processo de investigação, o aluno irá perceber que a partir de determinados dados coletados, é possível a construção de indicadores sociais, sendo estes de fundamental importância para formulação de políticas públicas. Os aspectos populacionais a serem pesquisados pelo aluno são:
1. Crianças e adolescentes;
2. Educação e trabalho;
3. Mortalidade infantil;
4. Indicadores sociais mínimos;
5. Mercado de trabalho;
6. Mobilidade social;
7. População jovem;
Sites.
www.ibge.com.br e www.brasilhoje.org.br
Passo 2
Ler o texto sobre utilização de indicadores sociais na formulação e avaliação de políticas públicas. Esta atividade é de extrema importância para que o aluno perceba a ampla e necessária conexão entre indicadores sociais e políticas públicas. Isso porque, não existe a formulação de política pública sem coleta e sistematização de dados e informações. Também é indicadas uma bibliografia complementar que irá subsidiar a análise e avaliação dos indicadores sociais e sua relação direta com a formulação de políticas públicas.
Bibliografia básica:
JANNUZZI, Paulo de Martino. Indicadores Sociais na Formulação e Avaliação de Políticas Públicas.
Complementar:
SANTAGADA, Salvatore. Indicadores Sociais: Contexto Social e Breve Histórico
Passo 3
Pesquisar e organizar tabela com os diferente indicadores sociais utilizados no Brasil e no mundo. Ao Pesquisar sobre os diversos indicadores sociais, o aluno irá compreender que cada indicador revela um aspecto da realidade social de determinada população. Dois exemplos: o IDH indica qualidade de vida da população e o Índice de Gini indica a desigualdade social entre os ricos e pobres, assim como, a concentração de