Serviço social
Maria Carmelita Yasbek.
1.Uma análise teórico-metodológica do Serviço Social no processo de reprodução das relações sociais. Com a abordagem do Serviço Social no processo de reprodução e relações sociais, que só temos o resultado social da profissão com a inserção na sociedade, na qual essas demandas, tarefas e atribuições ganham sentidos sendo estudadas a fundo. È preciso ultrapassar a análise do Serviço Social em si, situando no contexto de relações mais amplas que constituem a sociedade capitalista. Tendo todo o âmbito estudado com as respostas da sociedade surgindo ás questões sociais, que são presentes no cotidiano da profissão, cada qual com sua particularidade. Tendo o conceito fundamental de compreensão na sociedade capitalista o conceito de reprodução social. Por esse método a reprodução da vida material, mas também a reprodução espiritual da sociedade e a consciência social. A reprodução das relações sociais é a reprodução de determinado modo de vida, do cotidiano, de valores, de práticas culturais e políticas, que traçam ideias que permeiam a trama das relações na sociedade. Sendo assim, um processo complexo trazendo a possibilidade do novo, do diverso, do contraditório e da mudança. Criando condições que cria e recria os conflitos resultando também as possibilidades de superação. Com essa concepção veem o Serviço Social por dois ângulos indissociáveis e interdependentes:
Como realidade vivida e representada na e pela consciência de seus agentes profissionais e que expressa pelo discurso teórico e ideológico sobre o exercício profissional;
Como atividade socialmente determinada pelas circunstâncias sociais objetivas que imprimem certa direção social ao exercício profissional, que independem de sua vontade e/ou da consciência de seus agentes individuais. Tendo um sentido contraditório entre o trabalho que realiza e os resultados do qual produz.