serviço social
Manifestação de denúncia e contestação do S.S tradicional.
É um movimento em que coexistem tendências e correntes nem sempre possíveis de conciliar entre si...
Denuncia da inadequação e inoperância do S.S tradicional frente a realidade latino-americana ( redefinição profissional)
O movimento de reconceituação constitui-se, num esforço para desenvolvimento de propostas de ação profissional condizentes com as especificidades do contexto latino-americano, e um processo amplo der questionamento e reflexão crítica da profissão.
Isso se da motivado pelas pressões sociais e demandas dos setores populares, num contexto de grande mobilização marcado pelo acirramento das desigualdades de classes e das questões sociais em face da dinâmica da acumulação capitalista.
O movimento de reconceituação impõe aos A.S a necessidade de ruptura com o caráter conservador que deu origem a profissão e coloca como exigência a necessidade de construção de uma nova proposta de ação profissional, tendo em vista as demandas e os interesses dos setores populares. Tendo como perspectiva a transformação social.
2 níveis de reflexão
-Um trata esse fenômeno em sentido estrito, caracterizando-o como um movimento específico, contextualizado num momento histórico. -Outro, num sentido amplo, como um processo permanente de construção de propostas profissionais em resposta ás exigências do processo social.
(LOPES)
Aponta a perspectiva teórico- pratica da libertação
(Souza)
Entende que o SS como prática institucionalizada é um micro poder social, tendo espaço para atuar junto a instituição ou a clientela dos segmentos populares
(LIMA)
O processo de reconceituação brasileiro operou um bloqueio da dialética, o emergir da ruptura se deu pela ligação profissional com as classes populares
(SILVA)
Desmistificação da neutralidade da ação profissional
(CARVALHO)
Denuncia da inadequação e inoperância do S.S tradicional frente a realidade