serviço social
PÓLO FEIRA DE SANTANA - UNESI
PROFº. LINDOLFO
CURSO SERVIÇO SOCIAL - III SEMESTRE
COMPONENTES:
ADRIANA PEREIRA DA SILVA RA 385382
ARÍCIA BRITO CONCEIÇÃO RA 358087
DÉBORA DAMASCENO RA 364963
THAIS SANTOS DE JESUS RA 404567
THAMILES FERREIRA DA CONCEIÇÃO RA 354683
INTRODUÇÃO
Dedicamo-nos aqui ao exame de um problema político e psicológico, a humilhação social, uma modalidade de angústia disparada pelo impacto traumático da desigualdade de classes sociais.
(José Moura Gonçalves Filho) Esta atividade tem como objetivo a observância comportamental da sociedade com relação aos indivíduos, sua classe social, a posição que ele apresenta, sua qualificação profissional diante da sociedade em que vive, separando-o assim como objeto e não como ser humano. Ser humilhado, ou sofrer com a desigualdade social no Brasil, parece ter virado algo bem rotineiro. Porém é necessário entender a desigualdade social também como uma espécie de “leque de outros tipos de desigualdades geradas a partir da desigualdade econômica, racial, pobreza, problemas com acesso a moradia, segurança pública, educação de má qualidade, desemprego entre outros. E isso nos levará a fazer uma análise crítica da situação.
ETAPA 1 – HUMILHAÇÃO SOCIAL = UM PROBLEMA POLÍTICO EM PSICOLOGIA.
Humilhação social é a ação ou efeito de humilhar, tratar com desdém, menosprezar, fazendo passar vexame diante da sociedade determinado individuo.
A humilhação social é um problema político - psicológico, que afeta milhões de brasileiros em diversas áreas de suas vidas, fazendo o sentimento de dignidade parecer vazio, assumindo um impulso angustiante onde a voz do humilhado pode vir com lágrimas, protestos dentre outros aspectos bem comuns. Expor alguém ao ridículo é também uma forma de humilhação social como foi o caso da estudante Geisy Arruda, que foi humilhada pelo fato de está usando um mini-vestido bem curtinho. Alguns