relatório teste de chama
Os cátions são divididos em grupos, nos experimentos apresentados a seguir, utilizamos cátions de diferentes grupos.
No grupo temos no grupo I elementos como sódio e potássio, que por sua vez têm uma fraca atração por ânions e moléculas , e como conseqüência a maioria de seus sais são solúveis em água e seus íons raramente formam complexos. O íons amônio está incluído neste grupo porque apresenta propriedades semelhantes.
Este grupo de cátions não possui um reagente específico para separá-los e a identificação de cada um deve ser feita numa solução contendo todos os íons sem prévia separação, exemplificando esse grupo temos o sódio: Os sais de sódio são de coloração branca tipicamente solúveis em água. Em solução aquosa são quimicamente inertes e não são reduzidos a seus íons metálicos. O hidróxido de sódio é muito solúvel em água e é uma fonte comum de íons OH-. Os sais de sódio freqüentemente cristalizam como hidratos e o potássio: As propriedades gerais dos sais de potássio são similares às do sódio. São geralmente brancos e solúveis em água. O hidróxido de potássio é muito solúvel em água e é uma base muito forte.
Referente ao grupo dois podemos citar o magnésio e o cálcio;
Magnésio: Os íons magnésio apresentam-se incolores em soluções, seus sais são de caráter iônico brancos ou incolores, a menos que esteja presente um ânion colorido. O hidróxido de magnésio é um de seus compostos menos solúveis. A alta solubilidade de muitos compostos de magnésio é atribuída ao pequeno tamanho do íon Mg2+, o que favorece a sua hidratação.
Cálcio: O cálcio é o elemento mais abundante dos metais alcalinos terrosos. Seus compostos menos solúveis são os carbonatos e oxalatos. Os sai de cálcio dão à chama do bico de Bünsen uma coloração vermelho-tijolo.
O Cálcio, não somente o cálcio, forma carbonato insolúvel em solução alcalina. O magnésio não precipita com hidróxido em presença de excesso de íons amônio que reduzem a concentração dos íons hidroxila a