Serviço social
Este termo denota a propriedade própria e exclusiva que o homem tem de ser senhor dos próprios atos ,e portanto responsável pelas suas ações.Propriedades singularíssima,a liberdade deu lugar a inúmeras e intrincadissimas questões.
Antes de mais,surge a questão de sua existência como se podia admitir que o homem é livre se tudo no mundo está sujeito as leis da natureza DETERMINISMO FÍSICO,ou a vontade,DETERMINISMO TEOLÓGICO,.
Mas mesmo admitindo que Deus nem a natureza criam obstáculos ao reino da liberdade,individualmente o homem é realmente livre se suas decisões sofrem tantos condicionamentos políticos,econômicos,culturais,sócias e psicológicos.
Ademais,em que consiste precisamente a liberdade:é uma função da razão,da vontade,ou ambas,.Para todas estas e muitas outras questões referentes á liberdade a história filosófica ofereceu as soluções mais detergentes e contraditórias,contudo,embora soberanamente,ao menos num homem dotado,e por isso constitui também o seu primeiro direito sagrado inviolável .
www.pt.scribd.com.clossario de filosofia
REFLEXÃO
A reflexão filosófica assume-se dois momentos;
Primeiro; o filosofo pratica uma reflexão analítica ou redutora,que dissolve o concreto nos seus elementos;
Segundo; dissolve uma recuperadora que refaz pouco a pouco,o tecido espiritual para a ação pedagógica,provocar a reflexão é exercitar o aluno,graças é suspensão critica do seu juízo,a apreender a analisar,a compreender melhor as causas,as razões,a natureza de um fato,de um fenômeno,de um ato,de uma ação,a calcular –lhes a medir os efeitos efeitos ,as conseqüências,o exercício da reflexão é simultaneamente,meio e objeto de qualquer ensino e de qualquer aprendizado.