Serviço Social
A contrapartida do ocultamento da sociedade civil na análise é a negação, na prática, do caráter revolucionário que distingue a teoria marxiana, dela destituindo a história.
Ao colocar-se como objeto de sua própria pesquisa, o Serviço Social voltou-se sobre si mesmo e descortinou ângulos inusitados para o desdobramento dos estudos. Urge agora que o Serviço Social se alimente d história da sociedade brasileira presente, como condição de renovar e continuar assegurando a sua conciliação com a realidade social, condição para decifrar e recriar sua prática profissional, dando transparência aos elos que as articulam.
Nos mostra o que este ângulo de analise tem ocultado. Tem como ênfase predominante nas relações do Serviço Social com as políticas sociais do Estado e seus aparatos institucionais que tem como contrapartida o relativo obscurecimento da sociedade civil , verdadeiro cenário de toda historia.
Com sua apreensão filtrada pelas estratégias do Estado e de ações de governo via políticas sociais, voltadas em especial para o conjunto de trabalhadores(inscritos ou não no mercado formal do trabalho) p-242