Serviço Social
Como técnica de pesquisa qualitativa, o grupo focal obtêm dados a partir de reuniões em grupo com pessoas que representam o objeto de estudo. O grupo focal têm sido utilizado internacionalmente para a estruturação de ações diagnósticas e levantamento de problemas. O uso do grupo focal, pode ainda servir como forma de aproximação,integração e envolvimento com os participantes. Como técnica diagnóstica, permite o entendimento e o redirecionamento dos programas pela incorporação da perspectiva da população alvo.
A essência do grupo focal consiste justamente na interação entre os participantes e o pesquisador, que objetiva colher dados a partir da discussão focada em tópicos específicos e diretivos (por isso é chamado grupo focal).
Usos de Grupo de Foco
O uso de foco é uma maneira útil de se ter informação com objetivo de auxiliar o desenvolvimento de um questionário.
Por exemplo:
Obter opiniões sobre um determinado tema, adquirir informações para formular as perguntas na criação de uma pesquisa.
Este método de pesquisa com Grupos de Foco teve inicio na década de 40, em respostas do publico a programas de radio e a filmes de treinamentos do exercito. Desde então os Grupos de Foco, passaram a ser importantes contribuintes para as pesquisas de avaliação de programas públicos, políticos, comerciais e de comunicação.
Esta contribuição é muito importante, pois ajudam a entender e avaliar melhor os temas antes de elaborar uma pesquisa. Grupo focal Os grupos focais são “pequenos grupos de pessoas reunidos para avaliar conceitos ou identificar problemas”, constituindo-se em uma ferramenta comum usada em pesquisas de marketing para determinar as reações dos consumidores a novos produtos, serviços ou mensagens promocionais. Caplan (1990), Para Vaughn ET (1996), utilizam essa técnica em pesquisas na área educacional, a entrevista de grupo focal é uma técnica qualitativa que pode ser usada sozinha ou com outras técnicas