serviço social
Centro de Ciências Humanas e da Comunicação
Serviço Social – 1º Semestre
Fundamentos Históricos e Teóricos – Metodológicos do Serviço Social I
Seminário
Desenvolvimentismo no Brasil
Teoria ou politica que defende o desenvolvimento econômico baseado na meta de crescimento da produção industrial e da infraestrutura, com participação ativa do Estado, como base da economia e o consequente aumento do consumo. Sendo o desenvolvimentismo uma politica de resultados que foi aplicado em sistemas econômicos capitalistas como no Brasil nos governo de JK e também no governo militar, quando ocorreu o “milagre econômico brasileiro”. Ao longo da década de 1950 com o grande processo de industrialização que o país passou o mandato de Juscelino Kubitschek ficou conhecido como “anos dourados”. A economia brasileira passou rapidamente de rural a urbana.
Três visões para o desenvolvimentismo no Brasil
O governo de Juscelino Kubitschek de Oliveira foi dos os anos de 1956 a 1960. É marcado por um fato que o irá diferir dos demais governos do ''período democrático'', este fato é a estabilidade política, Juscelino aproveita esta oportunidade para por em prática seu plano de metas que tem o objetivo o desenvolvimento econômico brasileiro.
O plano de governo de JK consiste em 30 metas que deveriam ser realizadas nos cinco anos de governo, dando ênfase aos setores: energia, transportes, alimentação, indústria de base e educação, Juscelino queria alcançar o que seu slogan de governo dizia “50 anos em 5”.
Com alvo de levar a efeito seus planos JK adotou três estágios consensuais para tomar suas decisões, que é a legitimidade, o uso da ideologia desenvolvimentista e a negociação e adiantamento das questões problemáticas.
Com sua política industrial Juscelino constituiu metas concretas e uma continua investigação da efetivação de tais metas: o apelo ao capital estrangeiro para promoção do crescimento industrial, o