serviço social
A reflexão apresentada no decorrer do texto baseia-se numa discussão entre os autores clássicos como Norberto Bobbio e Max Weber embasado na crítica marxista ao Direito. O discurso também aborda alguns aspectos relativos aos problemas concretos de aplicação das leis e a crise do Poder Judiciário no mundo atual.
No texto é esclarecido que a luta pelos direitos sociais tornou-se uma bandeira importante ao Serviço Social na América Latina, passando a profissão por uma nova reconceituação. A partir desse momento instalou-se uma visão crítica da sociedade no que se refere a posicionamentos referentes à dominação capitalista e movimentos anti-imperialistas.
Os assistentes sociais têm como preceitos os direitos de cidadania, direitos estes alcançados pela categoria nos últimos 25 anos. Mas ainda permanece a ideia de uma justiça emanada por Deus em contraposição à justiça construída pelos homens. Percebe-se que esses conceitos de direitos sociais e de justiça social ainda são utilizados como ideais universais.
É essencial compreender o poder judiciário para estabelecermos com clareza os reais limites do Estado de Direito e os caminhos para a ação política. Observa-se no decorrer da discussão, que as transformações mundiais estão levando o Judiciário a uma crise reduzindo sua capacidade de colocar em prática as normas vigentes. Entretanto cresce o número de pessoas buscando o tribunal de justiça no país. Talvez pelo sentimento de credibilidade na lei levando as pessoas a irem em busca de seus direitos.
Porém o neoliberalismo vem corroendo a democracia nos levando a questionar os limites da política socialdemocrata. A estagnação da economia, o endividamento, o aumento da dívida pública e o empobrecimento da população estão evidentes na sociedade, devido aos programas falhos da estabilização monetária. Assim, os direitos sociais e os sistemas políticos tornam-se defasados. Nas décadas de 70 e 80, assistimos o