Serviço Social
Maria de Lourdes Manzini Covre
A Cidadania é o direito à vida no sentido pleno que precisa ser construído coletivamente. Dizemos que a cidadania é composta pelos direitos civis, políticos e sociais.
Por direitos civis entende-se como aqueles relativos ao direito de se dispor do próprio corpo, locomoção, segurança, dentre outros.
Os direitos políticos dizem respeito à deliberação do homem sobre sua vida, principalmente no que se refere à convivência com os outros homens em organismos de representação direta ou indireta.
Os direitos sociais, por sua vez, correspondem aos direitos que garantem o atendimento das necessidades humanas básicas, com o objetivo de repor a força de trabalho, sustentando o corpo humano.
Quando se fala em cidadania, há que se considerar que para entender melhor esse conceito é preciso ver como a cidadania se desenvolve a partir do capitalismo. Isso porque quando a temos vinculada ao capitalismo, estamos falando de uma cidadania que serve à dominação e que, portanto, se restringe a poucos.
Dessa forma, em resumo, o que se observa é que a cidadania acompanha a evolução da História e em muitos momentos dessa evolução tem servido aos interesses da classe dominante em seu dado momento histórico.
Mas isso não significa que a cidadania, como definida inicialmente, não possa ser uma categoria estratégica para uma sociedade melhor. Para isso, é necessário que a bandeira da luta da cidadania plena seja levantada pela classe dominada, para romper com a cidadania do consumismo, para que se avance nessa ação como sujeitos rumo à utopia.