Serviço social
Neste trabalho falarei sobre o surgimento do Serviço Social em nossa sociedade, como e para que foi implantado e seu real objetivo. Será abordada no seu desenvolvimento a importância das revoluções , da imigração, além da luta constante dos operários, quem foram os primeiros assistentes sociais e quais eram seus métodos de trabalho.
O Serviço Social no Brasil
Começa o êxodo rural, um intenso deslocamento da população rural para as cidades em busca de trabalho e melhores condições de vida. Com a revolução industrial e o surgimento do capitalismo, muitos operários se viram revoltados e preocupados em perder seus empregos – único meio de sobrevivência que tinham - para as máquinas, assim se inicia os movimentos operários. Greves, paralisações das atividades se tornam freqüentes. “O triunfo da organização capitalista de produção impôs a estes homens e mulheres, que estavam acostumados com o tempo do plantio e da colheita, ou com o das oficinas domésticas, um novo tipo de trabalho, regido pelo ritmo das batidas das máquinas e pelo tempo regulado pela exatidão do relógio”.(Cânedo, 1988)
A burguesia temendo os rumos que esses movimentos pudessem tomar, mas principalmente em nome da expansão capitalista e sob o discurso de igualdade para todos, determinou o barateamento dos produtos alimentícios que faziam parte da subsistência do trabalhador, mas sua real intenção era baratear o custo da força de trabalho e manter a energia de trabalho aos seus operários. Mas a luta dos trabalhadores continuava, o capitalismo ia se expandindo e os movimentos operários cresciam, a classe trabalhadora estava cada vez maior e junto com ela a acumulação da pobreza e a generalização da miséria. Buscando ocultar essas características, a fim de autopreservar o capitalismo, os burgueses procuraram rever as estratégias em uso para que o sistema capitalista se tornasse inquestionável, afastando os antagonismos que a desestabilizavam, se voltou para