Serviço social
Apresentação
O livro relações sociais e serviço social no Brasil: esboço de uma interpretação histórico-metodológica é o produto dos estudos de Marilda Villela Iamamoto e Raul de Carvalho juntamente ao CELATS sobre a história do serviço social na America Latina. O objetivo básico do projeto foi efetuar uma analise da profissão do serviço social no Brasil e no Peru, inicialmente, explicitando as articulações entre a gestação e desenvolvimento da profissão do serviço social e a dinâmica dos processos econômicos, sociais e políticos nesses países.
Capitulo I
A questão social nas décadas de 1920 e 1930 e as bases para a implantação do serviço social abordando a questão social na primeira república e a reação católica em sua primeira fase, o movimento político militar de 30 e a implantação do corporativismo e a relação igreja-estado.
A questão social diz respeito à generalização do trabalho livre em que os vestígios da escravidão estão muito presentes, nas quais, em circunstâncias históricas, a separação entre o homem e meios de produção se dá em grande medida fora dos limites da formação econômico-social brasileira.
Os objetivos deste item se dão por intermédio do processo de transição de um mercado de trabalho em moldes capitalistas com interesses voltados na constituição desse mercado que está em pleno amadurecimento nos principais centros urbanos. O operário vende sua força de trabalho para a classe capitalista, dominado implacavelmente à exploração excessiva do capital.
A exploração abusiva a que é submetido e a luta defensiva que o operário desenvolve surgirão como ameaça para o restante da sociedade burguesa impondo uma regulamentação jurídica do mercado de trabalho