Serviço social e o desenvolvimento sustentável
O presente trabalho tem por objetivo apresentar uma reflexão sobre a atuação do Serviço Social frente às questões do Desenvolvimento sustentável. Tema este que se encontra em voga nos principais espaços de debates no mundo neste momento. E com isso torna-se fundamental que nós profissionais do serviço social façamos uma reflexão sobre o tema e como se dá nossa inserção no mesmo.
Para pensar o Serviço Social nesse novo campo de intervenção e preciso fazer uma leitura crítica, tendo em vista uma ação não alienada e em conjugação com os princípios éticos-políticos da profissão, torna-se necessário entender as transformações do mundo contemporâneo e o que se revela por trás dos discursos do Desenvolvimento sustentável.
O Desenvolvimento Sustentável ou Sustentabilidade, entendida como um novo modo de pensar e realizar a produção, de uma forma que se assegure por tempo indeterminado o atendimento das necessidades sociais, econômicas e ambientais. Está crescendo cada vez mais a percepção de que é preciso explorar racionalmente os recursos naturais, com o objetivo de garantir um meio ambiente saudável para a atual geração e a satisfação das necessidades das próximas gerações.
Frente à constatação de que o atual modelo de crescimento econômico gerou desequilíbrios, tanto na esfera ambiental quanto na esfera social a nível mundial, vivenciamos, atualmente, um grande processo de debates entre os políticos e a comunidade científica de todo o mundo sobre as possíveis alternativas de desenvolvimento.
Frente aos desafios colocados a nossa sociedade, pode-se vislumbrar participação do Serviço Social, enquanto profissão, com caráter sócio-político, crítico e interventivo, utilizando instrumental para intervir nas questões sociais nos antagonismos entre a produção assalariada e os meios de produção do capital. É uma profissão comprometida com a construção de uma sociedade mais justa, democrática, igualitária e pela