serviço social e a divisão do trabalho
No contexto filosófico, ética e moral possuem diferentes significados. A ética está associada ao estudo fundamentado dos valores morais que orientam o comportamento humano em sociedade, enquanto a moral são os costumes, regras, tabus e convenções estabelecidas por cada sociedade.
Ética é uma parte da filosofia que estuda os valores morais do comportamento humano, uma reflexão sobre o valor das ações sociais consideradas tanto no individual como no coletivo.
Moral é o conceito de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma sociedade, cultura e religião. Segundo princípios morais como a honestidade, a bondade, o respeito e a virtude.
Ética e Moral segundo Sócrates (470-399 a.C.)
Nascido em Atenas, de uma família simples, Sócrates dedicou-se inteiramente a meditação e ao ensino filosófico. Ele permanece como uma figura polêmica, e por não ter deixado nada escrito, muitos questionam inclusive sua existência.
Sócrates sempre buscou o aperfeiçoamento do sujeito, ele acreditava que esse aperfeiçoamento surgiria a partir do autoconhecimento. Por conta disso, ele vivia dialogando com as pessoas que passavam na rua, independente de classe social, e através de várias perguntas e respostas, as pessoas tinham a consciência de que não sabiam de nada, que se comportavam de acordo com o senso comum, de acordo com aquilo que foi imposto para eles desde sempre. Esse método era interessante pois levava a reflexão de que na verdade não se sabia de nada, e que tudo acredito que se acreditava saber, muitas vezes não passavam de respostas programadas. Com base nisso, a ética de Sócrates é atribuída ao fato de que é sujeito ético ou moral somente aquele que sabe o que faz, conhece as causas e os fins de suas ações, e quais os significados de suas intenções e atitudes. Ele sempre falou que a ética reside no conhecimento e na felicidade. Para Sócrates, aquele que comete o mal crê praticar algo que o leve à felicidade, por