Serviço Social e pensamento contemporaneo
Com influencias de do ideário iluminista temos um novo modo de ver a realidade a partir da razão sendo que o centro está na capacidade do homem em criar teorias cientificas a partir de leis objetivas.
Kante traz elementos como objeto e sujeito ativo e ao associar razão e experiência ele afirma ser impossível conhecer a essência das coisas diz que só veremos a sua aparência conhecida como “Razão Fenomênica”. Já Hegel estabelece a distinção entre objetividade e subjetividade no processo de conhecimento, aqui a razão fenomênica da lugar a razão dialética, traz a compreensão de homem como produto de sua própria historia coletiva, defende o progresso e evolução da espécie humana. A razão dialética traz a compreensão objetiva e subjetiva da realidade superando o saber imediatista e intuitivo.
No fim do século XVIII e inicio do século XIX esta se instaurando o modo de produção capitalista o qual traz mudanças na economia, politica, sociedade e cultura, acontece um intenso processo de modernização o que acarreta enormes transformações, cientificas, tecnológicas, na organização politica, no trabalho, na cultura, na arte, nas formas de propriedade da terra, na distribuição do poder e da riqueza que se concentra na mão de poucos criando as divisões de classe. Aqui teremos forte influencia de Marx que desenvolve uma teoria que tem como objeto a sociedade burguesa e como objetivo a sua superação, aqui a razão dialética ou ontológica busca ver o real em suas variadas determinações e