Serviço social e Antrologia
Este trabalho tem como objetivo analisar a importância da Antropologia e sua contribuição na formação e no trabalho do Assistente Social. Falaremos sua as semelhanças e algumas diferenças, tendo como principal tema, o trabalho de campo, nas duas Ciências.
A Antropologia é um instrumento de compreensão da diversidade existente nas sociedades, e assim contribui para o desempenho profissional do Assistente Social no contato com o usuário de serviços.
O Serviço Social, é uma ciência que utiliza de vários conceitos, advindos das Ciências Sociais para intervir em seu principal objeto de trabalho, ,a chamada questão social em suas mais variadas expressões.
O Serviço Social é uma profissão legitimada socialmente o que quer dizer que tem uma função social e está inserido na divisão social do trabalho. Tem capacidade de intervir na realidade e pode ser considerado uma Ciência Social Aplicada.
O profissional do Serviço Social, intervém em varias áreas , tais como Saúde , Judiciário , Educação , Habitação , na garantia dos direitos sociais. Para tanto, este deve estar atento as reais necessidades e realidade da pessoa a qual destina seu trabalho.
A Antropologia por sua vez, é uma Ciência Social que busca apreender a realidade, pelo chamado método etnográfico, de observação e descrição a partir de uma visita a campo, ou trabalho de campo, em que assim o Antropólogo poderá ter contato com o outro a quem irá estudar.
Os Antropologia tem como fonte de pesquisas pesquisa, os livros, depoimentos entre outras. Porém, as observações, através da vivência entre os povos ou comunidades estudadas, são comuns e fornecem muitas informações úteis ao antropólogo.
2. ANTROPOLOGIA E SERVIÇO SOCIAL
Nas ciências sociais trabalhamos com fenômenos que estão bem perto de nós, pois pretendemos estudar eventos humanos, fatos que nos pertencem integralmente (DAMATTA, 1993, P.22).
Assim como na Antropologia, o objeto do Serviço Social está intimamente vinculado à visão