Serviço social: origens e avanços
Busco no presente trabalho trazer reflexão sobre as origens históricas do Serviço Social, e seu desenvolvimento até os dias atuais. Com base no conhecimento adquirido com a formação acadêmica, assim como a utilização do material bibliográfico sugerido, traz um resumo sucinto do contexto histórico relacionado ao assunto proposto.
O Serviço Social surgiu na década de 1930, iniciou do processo de industrialização e urbanização no país. A emergência da profissão está relacionada à articulação dos poderes dominantes da época, com o objetivo de controlar as insatisfações populares e frear qualquer possibilidade de avanço do comunismo no país. Porem o ensino de Serviço Social foi reconhecido somente em 1953 e a profissão teve sua regulamentação em 1957 com a lei 3252.
A profissão manteve uma conexão conservadora, de controle da classe trabalhadora, desde seu surgimento até a década de 1970. Com as lutas contra a ditadura e pelo acesso a melhores condições de vida da classe trabalhadora, no final dos anos 1970 e ao longo dos anos de 1980, o Serviço Social também experimentou novas influências e afirma um projeto profissional comprometido com a democracia e com o acesso universal aos direitos sociais, civis e políticos.
2 DESENVOLVIMENTO
O surgimento do Serviço Social foi marcado pela consolidação do sistema capitalista, momento este marcado pelo reconhecimento da “questão social”, entendida como:
[...] conjunto das desigualdades sociais engendradas na sociedade capitalista madura, impensáveis sem a intermediação do Estado. Tem sua gênese no caráter coletivo da produção contraposto a apropriação privada da própria atividade humana- o trabalho-, das condições necessárias à sua realização, assim como de seus frutos. É indissociável da emergência do trabalhador livre’, que depende da venda de sua força de trabalho com meio de satisfação de suas necessidades vitais. A questão social expressa portanto disparidades econômicas, políticas e culturais das