Memorial da institucionalizaçao do serviço social
INTRODUÇÃO
Se deu na década de 30 o surgimento do Serviço Social no Brasil , o país registrava um intenso processo de industrialização e um avanço significativo rumo ao desenvolvimento econômico, social, político e cultural.
A relação trabalho x capital tornou as relações sociais nesse período bem mais intensas e conflitantes, a exploração do trabalho pelo capital seguindo de consequências para a vida do trabalhador. O Serviço Social profissional teve suas origens no contexto do desenvolvimento capitalista e do agravamento da questão social e foi nesse período que foram promulgadas várias medidas de políticas sociais como uma forma de enfrentamento da questão social e ao mesmo tempo em que o Estado conseguia a adesão dos trabalhadores da classe média e dos grupos dominantes. Os processos de institucionalização do Serviço Social, como profissão, estão relacionados com os efeitos políticos e sociais. Enquanto se ampliava o mercado de trabalho também era criado condições para uma expansão rápida das Escolas no país, como profissão o Serviço Social beneficiou-se com esses elementos históricos conjunturais, realizou uma transformação no interior da profissão, ao rever o ser objeto de trabalho: questão social.
SURGIMENTO DO SERVIÇO SOCIAL E O CONTEXTO HISTÓRICO
O Serviço Social profissional surge na década de 30, foi nesse período que se registrou um intenso processo de industrialização e a economia ganhava um impulso significativo. Essas mudanças no contexto sócio-político e econômico brasileiro tiveram início com a Revolução de 30, considerada um marco na história contemporânea do Brasil, pois marcou a divisão de dois períodos da nossa história: vigência do sistema agrário-comercial, ligado ao capitalismo internacional e a do sistema urbano-industrial, direcionado para o mercado interno. As condições de trabalho eram muito precárias e o