Serviço Social no Brasil
O presente texto é dos nosso estudo da Graduação da Unopar e tem como objetivo relatar as tedência contemporânea. Comparando com as questões socias do passado e relatando as suas devidas mudanças na nossa sociedade atual . Serviço Social são os planejamentos e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O assistente social trabalha com a questão da exclusão social, acompanhando, analisando e propondo ações para melhorar as condições de vida de crianças, adolescentes e adultos. Cria campanhas de alimentação, saúde, educação e recreação e implanta projetos assistenciais. Em penitenciárias e abrigos de menores, propõe ações e desenvolve a capacitação para a reintegração dos marginalizados. Pensar em Serviço Social hoje é refletir profundamente nas questões sociais, no outro, na solidariedade humana. É estar consciente do papel a desempenhar, é conhecer a verdadeira história do Serviço Social, bem como todas as mudanças e avanços pelas quais esta área vem passando. O Serviço Social não é uma área que surgiu sozinha, por si própria. È uma área que conta com a contribuição de outras áreas do conhecimento. Conta com a contribuição de diversas áreas do conhecimento, entre elas, a sociologia, a psicologia, a economia, a ciência política, a filosofia, a antropologia e a pedagogia.
DESENVOLVIMENTO:
O principal conceito de questão social é o conjunto das expressões das desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, e iniciou para exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.
O processo de urbanização, somado ao da industrialização, deu origem ao empobrecimento do proletariado, mas ao mesmo tempo, consciencializou essa