Serviço Social no Brasil
Foram abordados neste trabalho as origens históricas da profissão e o contexto histórico, social e político da sociedade brasileira e iniciou seminários sobre a pratica da profissão que contribuiu muito, o de Araxá. Que tinha o objetivo das necessidades de mudança da profissão e teorizar o serviço social, buscando uma maneira maneira de trabalhar para população subalterna e romper do conservadorismo.
O seminário de Sumaré foi 1978 com 25 profissionais do serviço social houve noas discussões para o serviço social com três temas básicos, a relação do serviço social com a cientificidade, fenomenologia e a dialética , o seminário de Boa Vista tratou de tema ligados a prática profissional, mas não teve muito progresso apenas deu segmentos a outros seminários. E o de BH a intenção de ruptura com o Serviço Social tradicional, teve como marco principal a Escola de Serviço Social da Universidade Católica de Minas Gerais, responsável pela formulação do Método Belo Horizonte, mais conhecido como BH. É neste espaço que a perspectiva renovadora da profissão se destacou originalmente no Brasil.
Nesse contexto nasceu o Serviço Social e desenvolveram-se os primeiros campos de trabalho da nova profissão que tem como a principal demanda o papel domesticador no controle de “situações sociais problemas” e é por isso que a década de 30 e 40 são consideradas décadas tão importantes para o início do dessa carreira.
Desses profissionais, exigiram-se especialização em políticas sociais, planejamento, administração de serviço, o que significava uma formação técnica e metodológica