cinetica quimica
Objetivos
Determinar a influência de alguns fatores, como concentração, catalisador e temperatura na velocidade de reação.
Materiais e Reagentes
Pipeta; Tubo de ensaio; Cronometro; Ácido oxálico 0,5 M (H2C2O4); ácido sulfúrico 4 M (H2SO4); KMnO4 0,01 M; Água (H2O); sulfato de magnésio 1 M (MnSO4); Béquer; Pastilha antiácido; Álcool etílico; Proveta.
Procedimentos experimentais
Para descobrirmos se havia influencia da concentração na velocidade da reação (1), no primeiro teste, pipetamos 5 ml de ácido oxálico 0,5 M, e colocamos em um tubo de ensaio. Adicionamos a esse tubo 1 ml de H2SO4 4M e 4 ml de KMnO4 0,01 M e marcamos no cronometro, o tempo em que a reação descoloria totalmente após o acréscimo do KMnO4.
No teste dois (2), fizemos a mesma coisa, mas adicionamos água, ou seja, pipetamos 5 ml de ácido oxálico, e colocamos num tubo de ensaio, adicionamos 1 ml de H2SO4 4 M, e diferente de no primeiro, adicionamos 10mL de água. Continuamos o experimento normal e adicionamos o KMnO4 0,01 M e cronometrando o tempo em que a reação se descoloriria.
Fazendo o teste de influência do catalisador na velocidade de reação (3), rotulamos dois tubos de ensaio, A e B, pipetamos 1 ml de solução de ácido oxálico 0,5 M, e colocamos nos dois. Novamente nos dois adicionamos 1 ml de H2SO4 4 M. Apenas no tubo B adicionamos 5 gotas de MnSO4 1M. No tubo A adicionamos 4 ml de KMnO4 0,01 M, e acionamos o cronometro medindo o tempo que a reação levaria parar o total descoramento. No B adicionamos a mesma quantidade de KMnO4 0,01 M e acionamos o cronometro também.
Na experiência para sabermos a influência da temperatura na velocidade da reação (4), rotulamos novamente dois tubos, A e B, e pipetamos a cada um deles 5 ml de solução de ácido oxálico 0,5 M, adicionamos também a cada um deles 1 ml de H2SO4 4 M. Somente no tubo A adicionamos 4 ml de KMnO4 4 M, e marcamos o