Serviço social na psicologia
1- Como ocorre o ingresso no mundo social?
O ingresso no mundo social ocorre através da construção humana, quando o primeiro contato vem com o nascimento de uma criança, onde seus pais já começam a introduzir as relações sociais. É através do toque, da comunicação que os recém - nascidos vão adquirindo seus primeiros conhecimentos culturais.
Na faze adulta o individuo tem como objetivo de se organizar na realidade, compondo na economia, política e jurídica, assim ele vai se inserindo no mundo social.
2- Comente sobre a institucionalização?
O processo de institucionalização de acordo com Berger e Luckmann - usados para definir como se dá a construção Social da nossa realidade - começa com o estabelecimento de regularidades comportamentais. As pessoas Vão, aos poucos, descobrindo a forma mais rápida, simples e econômica de desempenhar as tarefas do cotidiano. A institucionalização é a presença invisível da sociedade no cotidiano das pessoas.
Vamos imaginar O homem primitivo:
No momento em que começou a ter consciência da realidade que o cerca, ele passou a estabelecer essas regularidades. Um grupo social que vivesse, fundamentalmente, da pesca, estabeleceria formas práticas que garantissem a maior eficiência possível na realização da tarefa. Pode-se dizer que um hábito Se estabelece quando uma dessas formas repete-se muitas vezes. Um hábito estabelecido por razões concretas, com o passar do tempo e das gerações, transforma-se em tradição. E o que acontece? As bases concretas, estabelecidas com o decorrer do tempo, não são mais questionadas. A tradição se impõe porque é uma herança dos antepassados. Se eles determinaram que essa é a melhor forma, é porque tinham alguma razão. Quando se passam muitas gerações e a regra estabelecida perde essa referência de origem (o grupo de antepassados), dizemos, então, que essa regra social foi institucionalizada.
3 - O que o grupo social supõe?
Um processo de comunicação entre todos os participantes do