serviço social na contemporaneidade
SERVIÇO SOCIAL
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
Emília Antonovick do Amarilho 6946467151
Jéssica Pollow Souza 6579299927
Pâmela Pollow Souza 65803111
Laura Rosana Oliveira da Silva 7120497478
Tutor à distância: Maria Toribia Olazar
Pelotas,12 de junho de 2013
1 ETAPA
Existem três tipos concepção de leitura
A concepção do foco do autor: o texto é o resultado da sua representação mental. O leitor deve captar o que o autor quer informar.
A concepção de leitura com o fico no texto: o leitor deve identificar-se, reconhecer o sentido expresso no texto. Não se leva em conta o conhecimento do leitor. Basta somente ao leitor conhecer o código e decodifica-lo.
A concepção entre autor-texto-leitor: há uma concepção interacional da língua. Nesse foco para que haja produção de sentido. Devem-se levarem em conta as experiências e conhecimentos do leitor. É a interação “texto-sujeito”.
Observação do grupo: são as experiências do leitor que da o entendimento do texto, as diversas formas de linguagem que ajudam no processo de comunicação. A relação entre o pensamento e a palavra, formam uma conexão de entendimento da leitura.
Estratégias de leitura
E uma participação de informações e trocas de conhecimento.
Para dar sentido ao que o leitor lê: precisa; processar, criticar, contradizer ou avaliar a informação que tem diante de si.
Leitura e produção de sentidos
É a interação autor-texto-leitor: o leitor faz um trabalho ativo de compreensão a partir dos seus objetivos, de tudo que sabe conhecimento sobre o autor, de tudo que sabe sobre a linguagem...